Quando falamos de Zodíaco nos referimos ao cinturão de constelações que forma o “pano de fundo” da eclíptica, isto é, do caminho do Sol como o percebemos no decurso das estações - e à frente do qual também os planetas se movem, cada um com seu próprio...

Antes de mais nada dirigiremos nossa atenção ao ritmo sideral da Lua. Plantas cultivadas que não se tornam lenhosas vivem intimamente ligadas a esse ritmo, tanto em suas forças de crescimento quanto em sua habilidade de desenvolverem substâncias alimentícias em seus diversos órgãos, como raízes, folhas, flores, frutos e sementes. Longas observações revelaram que forças vindas das estrelas fixas além da órbita lunar atuam de diferentes modos sobre a Terra e solo adentro, e através disso tem influência sobre a planta. Quando falamos de Zodíaco nos referimos ao cinturão de constelações que forma o “pano de fundo” da eclíptica, isto é, do caminho do Sol como o percebemos no decurso das estações - e à frente do qual também os planetas se movem, cada um com seu próprio ritmo. As diferentes regiões do Zodíaco produzem condições favoráveis ao desenvolvimento deste ou daquele órgão da planta, à medida que a Lua passa diante desta ou daquela constelação – isto é, se a cultivação da terra, a semeadura e o plantio são feitos no período correspondente. Esses efeitos se diferenciam e distribuem da seguinte maneira:
Lua em:

  • Touro, Virgem e Capricórnio – (propicia) desenvolvimento das raízes.
  • Gêmeos, Balança e Aquário – formação de flores.
  • Caranguejo, Escorpião e Peixes – (beneficia) região das folhas.
  • Leão, Sagitário e Carneiro – região do fruto / semente.

A observação do último grupo mostra claramente que quando a Lua passa pela região do Leão não só a formação de sementes e frutos é aumentada, mas também a qualidade das sementes é definitivamente superior.

Reconhecemos quatro tendências formativas que aparecem na sequencia raiz, flor, folha, fruto/semente, e que se repetem três vezes no decurso de 27 dias. O período de tempo pelo qual cada impulso atua varia de um dia e meio a quatro dias. No que diz respeito à saúde e ao rendimento das plantas, praticamente não se encontram diferenças entre os impulsos das três constelações relacionadas em conjunto. a qualidade interna, no entanto, é individual para cada constelação; parece que aqui a Lua se torna um refletor de sempre cambiante qualidade do Sol através do curso do ano, fato que pode às vezes ser observado nas análises.