Era uma vez um príncipe chamado Amaracus. Ele morava na ilha de Chipre e era alquimista: vivia fazendo perfume. Um dia, ao misturar várias essências, viu surgir uma fragrância das mais encantadoras e deliciosas. O príncipe inebriou-se tanto com o perfume que acabou morrendo. Ao verem a cena, os deuses do Olimpo transformaram-no no orégano. Essa é a lenda grega sobre a origem do orégano ou orégão, uma erva aromática e medicinal nativa da Europa Ocidental e da Ásia. Pertence à família das Labiadas, integrada, entre outras, pela hortelã, alecrim, tomilho, poejo, manjericão, melissa e alfavaca. É comum confundir-se o orégano com outra planta da mesma família, a manjerona (Origanum majorana), que não tem um aroma tão acentuado como o seu. Cresce em tufos entre 40 e 80 centímetros de altura; as folhas são ovaladas e pontudas, com pelugem na parte de baixo; as flores podem ter cor branca, rosa, lilás ou vermelha.

Usos e Propriedades

O orégano ativa a digestão e o funcionamento dos órgãos sexuais, além de enriquecer o sabor na culinária. O molho italiano, para ser legítimo e respeitar a tradição, tem que levar uma boa pitada de orégano. Especialmente em pizzas e molhos, com as folhas frescas ou secas, esse tempero levemente picante passou a fazer parte dos nossos usos culinários, sobretudo no Sul do Brasil, e aqui foi ganhando em versatilidade. Vai bem dando “toques” em saladas, assados, sopas, patês e “casa” muito bem com pasta de ricota. Existe o hábito de colocar ramos de orégano ( além de alecrim e manjericão) nas gavetas e nos armários para perfumá-los e repelir insetos. Na feitiçaria, diz-se que afasta “maus ventos” e “pragas”.

Clima

É uma erva de clima temperado, gosta de sol e não se dá bem com o frio.

Solo

O terreno deve ser muito bem drenado, solto, de constituição argilo-arenosa e fértil.

Época de Plantio

A semeadura é realizada de setembro a novembro. Quando se usam partes de uma planta adulta, o período indicado é o outono.
kombucha

Hatha Yoga e Reiki
por Marcela Diniz

Uno com Universo

Tire um momento para escutar o seu silêncio! Alerta, consciente, observando os pensamentos...

 

15.Jan.2018


Agrofloresta com foco em ervas

No Sítio Semente em Brasília do amigo Juã, tive essa linda imagem que guardei neste vídeo.
Nesta  [ ... ]

Rudolf Steiner

Temos que erradicar da alma todo medo e terror do que o futuro possa trazer ao homem.
Temos que adqui [ ... ]

Ora Pro Nobis

O ora-pro-nóbis – “roga por nós”, em latim – é uma plan [ ... ]

Mil folhas (Achillea millefolium)

“Ela contém aquilo de que lhes falei, com que o espírito sempre borrifa os dedos [ ... ]