O ora-pro-nóbis – “roga por nós”, em latim – é uma planta da família das Cactáceas, à qual pertencem os cactos, originária de regiões tropicais da América. É utilizada para fazer cercas vivas e na alimentação. Embora seja muito conhecida pela população rural em algumas regiões do país, há poucos estudos disponíveis sobre o seu cultivo. Também é chamada de lobrobo.

“Ela contém aquilo de que lhes falei, com que o espírito sempre borrifa os dedos quando quer transportar as diversas coisas – carbono, nitrogênio e assim por diante – para seus respectivos âmbitos orgânicos. Esse milefólio, se apresenta na Natureza como se um criador qualquer de plantas tivesse nela um modelo para levar corretamente o enxofre, em proporção adequada, às outras substâncias vegetais. Diríamos que em nenhuma outra planta os espíritos da Natureza conseguem tal perfeição no emprego do enxofre como no milefólio.” Essas são palavras de Rudolf Steiner em seu curso ministrado em Koberwitz (Alemanha), de 7 a 16 de junho de 1924. Iniciando à partir desse encontro, a Agricultura Biodinâmica.

 

O nirá, da família das Aliáceas, tem como parentes próximos a nossa cebolinha, o alho e a cebola. Seus antepassados eram chineses, mas vieram ao Brasil com os imigrantes japoneses. É uma erva aromática que cresce em touceiras. Suas folhas estreitas e chatas possuem um verde intenso, medindo entre 20 e 30 centímetros.

 

"Eu nem tinha começado a conversar com aquela moça, e
a poeira forte que deu no ar ajuntou nós dois, num grosso rojo
avermelhado. Então eu entrei, tomei um café coado por mão de
mulher, tomei refresco, limonada de pêra-do-campo." 

GRANDE SERTÃO: VEREDAS
Guimarães Rosa. 

A casca do murici é muito usada pela indústria de tinturaria para extrair pigmento escuro para tingir tecidos (dá a cor cinza ao algodão). Segundo a medicina caseira, tem propriedades febrífuga e adstringente na forma de infuso.

 

Como a maioria dos seres vivos, as plantas devem unir as células masculinas e femininas para reproduzir a espécie. Mas as plantas têm um problema particular depois que seus ovos são fertilizados: como espalhar as sementes?

A planta inteira é usada na medicina popular como diurético, adstringente, contra diabete e obesidade, na forma de chá (decoto ou infuso).

O tomilho ou timo é uma erva perene nativa da Europa e aclimatada no Brasil. Gregos e romanos utilizavam-na por suas propriedades medicinais e aromáticas; Egito e na Palestina, uma das espécies de tomilho era empregada para lavar os mortos.

Na medicina caseira, usam-se tanto as folhas quanto as raízes. O Dr. Alfonso Balbach indica o gargarejo feito com suco das folhas e raízes, misturado à água, para combater as inflamações da boca e das gengivas, aftas e lábios rachados.

Subcategorias

Página 1 de 4