O tomilho ou timo é uma erva perene nativa da Europa e aclimatada no Brasil. Gregos e romanos utilizavam-na por suas propriedades medicinais e aromáticas; Egito e na Palestina, uma das espécies de tomilho era empregada para lavar os mortos.

O tomilho ou timo é uma erva perene nativa da Europa e aclimatada no Brasil. Gregos e romanos utilizavam-na por suas propriedades medicinais e aromáticas; Egito e na Palestina, uma das espécies de tomilho era empregada para lavar os mortos. 
Pertence à família das Labiadas, integrada, entre outras, pela manjerona, hortelã, poejo, segurelha, alecrim, orégano, alfavaca e manjericão. É um pequeno arbusto com 10 a 30 centímetros de altura. As pequenas folhas tem a forma de ponta de lança e são verde-cinzentas em um dos lados. Na extremidade dos ramos nascem agrupadas as flores – melíferas, elas podem ser rosadas ou brancas.

Usos e propriedades

Na medicina caseira, usa-se toda a planta florida e os brotos frescos ou secos e pulverizados. Tem timol e um sabor apimentado, “quente”. Vai bem nos molhos que acompanham raízes(cenoura, beterraba, nabo, bardana, etc.). Atua principalmente no aparelho respiratório e no digestivo. O chá combate cólicas, gases, diarreia, corriemnto vaginal e é um ótimo desinfetante em várias doenças gastrointestinais. É ingrediente de muitos licores de ervas dos Alpes como tônico estomacal. O médico suíço Martin Furlenmeier, especialista em fitoterapia, recomenda o tomilho como calmante para vários tipos de tosse, inclusive a da bronquite purulenta e a coqueluche. O banho com as folhas é indicado para o reumatismo e a gota(em fricções), para crianças raquíticas e debilitadas e pessoas nervosas. A Drª. Gudrun Burkhard, da medicina antroposófica, diz que em fricções externas combate ainda a escrufulose(tumores de gânglios linfáticos de natureza tuberculosa). É usado também em loções para feridas difíceis de curar e para anginas.

Clima

O crescimento é favorecido nos climas subtropicais com bastante sol, embora o tomilho também possa ser plantado em outras condições.

Solo

Não é exigente quanto ao solo. Desenvolve-se melhor em terrenos pedregosos, muito bem drenados, podendo ser constituído de areia e baixa fertilidade.

Plantio

Planta-se em setembro e outubro(nas regiões mais quentes, escolha as épocas mais amenas). Pode ser plantado através de ramos com 10 centímetros de comprimento, pedaços de uma touceira com raiz ou sementes. O espaçamento médios entre plantas pode ser de 30 a 40 centímetros.

Cuidados

Regas, só na ausência de chuvas e capinas, quando necessário. Uma poda dá novo vigor à planta.