“Ela contém aquilo de que lhes falei, com que o espírito sempre borrifa os dedos quando quer transportar as diversas coisas – carbono, nitrogênio e assim por diante – para seus respectivos âmbitos orgânicos. Esse milefólio, se apresenta na Natureza como se um criador qualquer de plantas tivesse nela um modelo para levar corretamente o enxofre, em proporção adequada, às outras substâncias vegetais. Diríamos que em nenhuma outra planta os espíritos da Natureza conseguem tal perfeição no emprego do enxofre como no milefólio.” Essas são palavras de Rudolf Steiner em seu curso ministrado em Koberwitz (Alemanha), de 7 a 16 de junho de 1924. Iniciando à partir desse encontro, a Agricultura Biodinâmica.

Originária da Europa e da Ásia, a mil folhas já está aclimatada no Brasil, onde também é conhecida por mil em rama, milefólio, cento em ramas, erva-dos-carpinteiros, Aquiles ou erva-das-cortaduras. Pertence à família das Compostas, integrada pela camomila, Artemísia, losna, estragão, alface e chicória, entre outras. Na mitologia grega, conta-se que o herói Aquiles foi curado de ferimentos ocorridos numa batalha com a mil folhas, empregada por sua mãe Tétis. Depois,ele aprendeu com o centauro Quirão, considerado um dos precursores da medicina, a conhecer as propriedades medicinais das plantas. Assim, pôde curar o rei Telefos. Numa referência a isso, um gênero de plantas (à qual a mil folhas pertence) recebeu o nome de Achillea em latim.

A mil folhas cresce entre 15 e 60 centímetros de altura. Suas folhas, muito recortadas, dão a impressão de serem milhares, daí o seu nome. As flores são brancas ou rosas e nascem agrupadas.

 

Tem várias indicações terapêuticas. É um bom tônico estomacal devido às suas propriedades tônico-aromáticas, e ajuda a eliminar mucos intestinais, catarro, escarros e vômitos sanguíneos. Estimula a secreção estomacal e biliar. Tem ação sobre hemorroidas, combate a insônia e alivia as câimbras. O chá de mil folhas é eficaz nas diarreias, má digestão, problemas do fígado e febres intestinais. O Dr. Alfonso Balbach recomenda o uso das folhas cozidas, envolta em gaze, nas pancadas, tumores e manchas; e como loção para sarnas, eczemas e feridas. Também pode ser usada em banho de assento para tratar de hemorroidas: faz-se um chá bem forte, mistura-se com água quente e toma-se o banho de assento por sete dias consecutivos, no mínimo; enquanto isso se toma também o chá mais fraco. Um lembrete importante: o chá de mil folhas não deve ser empregado durante a gravidez.

Clima

É uma erva de clima subtropical, gosta do calor e resiste à seca.

Solo

Deve ser bem drenado, pois a planta não gosta de umidade. No mais, não é exigente.

Época de Plantio

O ano todo, mas prefere a primavera e o outono.

Plantio

Usam-se sementes ou partes de caule subterrâneo ( rizomas) para o plantio, sempre no canteiro definitivo. O espaçamento pode ser de 30 centímetros entre cada planta.

Cuidados

Retire plantas indesejáveis e mantenha a boa drenagem do terreno.

Colheita

As flores são colhidas assim que se abrem totalmente; e as folhas, antes que comece a floração. A planta produz por vários anos.